top of page
Search

Finalmente feliz para sempre

Se casamento não é um fim, mas um recomeço, por que esperamos que ele nos traga felicidade?


Mesmo uma relação de mãe e filho ou pai e filho precisa ser construída, fortalecida e constantemente regada, alimentada, adubada para que permaneça em equilíbrio e harmonia.


Casar-se significa iniciar uma nova etapa em um relacionamento. Casamento não é um ponto final ou uma promessa de felicidade eterna.


Normalmente o casamento vem acompanhado da necessidade de convivência, rotina, fidelidade, construção de patrimônio, equilíbrio financeiro além do amor, do afeto e do desejo de 'ficar junto para sempre'.


O casamento ser 'bom' ou 'ruim' depende de como cada casal constrói e equilibra essa relação.


O felizes para sempre não existe, alguém ainda não sabe? Ao menos não instantaneamente, não de forma automática. A gente é que constrói a felicidade.


É possível ser sempre feliz em um relacionamento, inclusive no casamento, desde que não olhemos para nossa relação com desdém, com a ideia de que se já estamos casadas, não é preciso mais investimento, paciência e sabedoria muitas vezes. Como em qualquer relação.


Vejo poucos casais casados que se dedicam a olhar o outro. A perceber a pessoa que está ali, compondo a unidade familiar. Nós não deixamos de existir porque agora existe o "nós". O "eu" permanece e ele precisa ser cuidado, olhado, ouvido. Por ambos os lados.


O casamento não traz felicidade. É o casal que leva felicidade ao casamento.


Nossa passividade, ao esperar que caia a felicidade em nosso colo, prejudica nossas relações. Ela não virá. Nós precisamos buscá-la. Dia a dia, em cada diálogo, em cada jantar, em cada conta que se tem que pagar.


Aprender a rir dos dilemas naturais é um exemplo de felicidade construída. Não esperar do outro o que não esperaríamos de nós, é outro.


Não querer mudar a pessoa com quem casamos e sim aprender a entendê-la, aceitá-la e respeitá-la faz verdadeiros milagres.


Não há espaço para preenchermos nossas expectativas em um casamento.


Não existe conto de fadas.


Mas existe amor, e se ele existe, é possível ser sim muito feliz, e para sempre.

 
 
 

Comments


© 2021 por Iza de Macedo

bottom of page